Historia de Soichiro Honda o criador da Honda






Soichiro Honda






Soichiro Honda (本田宗一郎, Honda SōichirōHamamatsu17 de novembro de 1906 — Tóquio,5 de agosto de 1991) foi um engenheiro,industrial e magnata japonês. Nascido na aldeia de Komyo ,cidade de Hamamatsu, em Shizuoka, Soichiro Honda (o filho mais velho de um ferreiro). 

Era uma criança curiosa que desde muito cedo ficava observando os motores, curioso com seus barulhos, cheiros e segredos. Nunca foi um bom aluno, pois não se interessava pelas teorias dos livros, preferindo a prática das coisas ! Aos 8 anos, construiu sua primeira bicicleta.

 Aos 13 já tinha uma série de pequenas "invenções" e aos 16 anos, iniciou sua trajetória profissional ,como aprendiz, numa oficina em Tóquio, Japão, e poucos anos mais tarde volta para Hamamatsu e abre a sua própria oficina. Aos 25 anos, sua oficina já havia crescido e se tornado muito lucrativa !


  
Soichiro na sua fabrica


Foi o fundador da Honda Motor Co., Ltd., a maior empresa de motocicletas já vista e símbolo do milagre econômico japonês. Mas foi sua paixão pelos motores que o levou às corridas automobilísticas em 1930.
Já com 30 anos, decide fabricar peças ao invés de consertá-las,o Sr. Honda pegou tudo o que tinha e investiu numa pequena oficina, e começa a fabricar anéis para pistões. Mas fabricar não era tão fácil como pensava, e apesar da estrutura ( 50 funcionários e sede própria), Honda passou por um período muito difícil. 

Seus recursos quase acabaram !Queria vender seu trabalho à Toyota Corporation, e por isso trabalhou dia e noite, todo lambuzado de graxa, dormindo na oficina, sempre acreditando que era capaz de produzir um resultado. Chegou inclusive a empenhar as jóias da mulher para permanecer no negócio. Mas quando finalmente terminou os anéis de pistão e os apresentou à Toyota, disseram-lhe que não atendiam aos padrões da firma. Voltou à escola por mais dois anos, ouvindo a risada de deboche dos professores e colegas, quando comentavam como eram absurdos seus objetivos. Depois de muita pesquisa, Honda descobre (com a ajuda de um antigo professor) o que faltava na liga dos anéis : o silício !

Mas em vez de focalizar a dor da experiência, ele decidiu continuar a focalizar o seu objetivo. Até que por fim, após mais dois anos, a Toyota deu ao Sr. Honda o contrato com que ele sonhava. Sua paixão e convicção deram certo, porque ele sabia o que queria, entrou em ação, observou o seu trabalho. Finalmente, em final dos anos 30, a "Tokai Seiki Heavy Industries" começa a fabricar anéis de qualidade.
E foi mudando o foco até conseguir o que desejava. Surgiu então um novo problema.


Primeira fabrica da Honda

O governo japonês se preparava para a guerra, e negou a Honda o concreto de que precisava para construir sua fábrica. Ele desistiu? Focalizou a injustiça da situação? Achou que significava a morte do seu sonho? Absolutamente não. Mais uma vez Honda decidiu utilizar a experiência, e desenvolveu outra estratégia. 
Ele e sua equipe inventaram um processo para fabricarem o seu próprio concreto, e a fábrica foi construída. Durante a guerra, foi bombardeado duas vezes, ficando destruídas grande parte das instalações. A reação de Honda? Imediatamente convocou sua equipe, e recolheram os bujões de gasolina extra que os aviões americanos descartavam.

 Chamou-os de “presente do presidente Truman”, porque lhe proporcionaram a matéria prima de que precisava para o seu processo industrial – matéria prima que naquele tempo não era disponível no Japão. Ainda na época da 2ª guerra, começou a produzir hélices para a Força Aérea Japonesa. Mas a região onde estava instalado sofreu muitos bombardeios, e em janeiro de 1945, um terremoto acaba de destruir ao que restara dos bombardeios e de sua fábrica! Com futuro incerto, Honda vende sua fábrica para a Toyota ,que era cliente de seus anéis.

A rendição do Japão se dava quando Honda lutava para reconstruir suas máquinas e instalações ! Honda começou a trabalhar depois da Segunda Guerra Mundial,no final da década de 40, utilizando motores recondicionados do excedente do exército. Ao obter mais potência nas motos com uma aceleração maior do que pensava ser possível, ele partiu para a conquista do mercado mundial, vendendo máquinas elegantes para pessoas que antes as consideravam barulhentas.

Soichiro Honda
Daí passou para os carros. Apesar de ser o presidente da Honda, Soichiro preferia trabalhar no instituto de pesquisa de sua própria companhia (criada em outubro de 1946, o Instituto de Pesquisas Técnicas Honda , no centro de Hammamatsu), nunca visitando a matriz em Tóquio, não comparecendo às reuniões da diretoria e deixando os assuntos gerenciais a um grupo de executivos jovens bem-preparados.

O Japão pós guerra estava caótico e um dos piores problemas era o transporte. Com o racionamento de combustível e trens lotados, Honda pensa pela primeira vez nas motocicletas ! Comprou então um lote de motores usados para geradores, e com sua capacidade criativa, os adaptou em bicicletas, e logo estava vendendo os primeiros ciclomotores !

O primeiro lote de 500 motores arrematados foram vendos rapidamente, e Honda começou a projetar seu próprio motor. Era um motor de 50 cc com potência de 0,5 cavalo. O sucesso de vendas foi tanto , que em setembro de 1948, era fundada a Honda Motor Company !

O primeiro ciclomotor Honda era de 90 cc, chamado de "A".
Mas Honda queria algo mais, e após vários protótipos, em 1949 nasce a primeira motocicleta Honda, com 98 cc, 3 cavalos , que seria chamada muito apropriadamente de "Dream" (sonho) !

Soichiro parecia que nunca estava satisfeito, e sempre incentivou as pesquisas, o que levou a Honda a participar de competições de motos e carros, invariavelmente com incrível sucesso !
A Honda lançou inovações técnicas, tais como: em 1959 a introdução da partida elétrica em alguns modelos de média cilindrada. Também em 1959, segundo técnicos americanos, a Honda já possuia a fábrica de motos mais moderna do mundo.



Soichiro ao lado de Sena

Os Primeiros Automóveis Honda


Os primeiros automóveis produzidos pela Honda foram o disportivo S500 de 2 lugares e a camioneta T360, seguidos do evoluído coupé S600 e da carrinha L700 em 1965. Em 1967, o extraordinário e compacto motor do N360, a 4 tempos, dois cilindros e 354 cm3, acelerava até às 8.500 rpm e desenvolvia 31 cv! 

Destinado a compradores japoneses para substituição de motociclos, chegou mesmo a tempo do 'boom' dos minis dos anos 60. Em 1970, a apresentação do Z360 arrefecido a ar formou a base para uma gama de veículos utilitários que, eventualmente, conduziu ao Civic em 1972, com um motor transversal de 1,2 litros. 

Em 1971, começou a ser desenvolvido o motor CVCC (Combustão Controlada por Vortex Composto) de carga estratificada. O CVCC representa mais um marco importante na história da Honda; universalmente reconhecido como estando anos adiantado em relação aos à concorrência, que asseguravam que a iminente legislação norte americana Muski de 1975 sobre as emissões do escape era impossível de cumprir. O Civic CVCC estabeleceu a Honda nos E.U.A.

A indústria sofreu o seu primeiro abalo em 1973, durante a primeira crise mundial do petróleo, que trouxe a inflação e a recessão ao Japão. Enquanto os preços dos automóveis e dos motociclos aumentaram 15% para financiamento dos centros R&D dos fabricantes, a Honda aumentou a produção de automóveis para conter os seus preços. Significativamente, foi em 1973 que a empresa se lançou na expansão dos produtos de força, que incluiam geradores, moto-cultivadores, corta-relvas, motores fora de bordo e bombas de água.

Soichiro Honda pilotando um F1

Mais tarde, passou a exportar suas motos para a Europa e Estados Unidos, prosseguindo nos anos 70 com os carros que se tornaram tão populares.Em 1971, é inaugurada a Honda Brasil, no bairro de Pompéia, cidade de São Paulo. Neste mesmo ano foram lançadas as motos CB500 Four.

Soichiro permaneceu na presidência da empresa até a sua aposentadoria, ocorrida em 1973, e desde então foi um membro do Conselho de Administração da Honda.

Foi com motores Honda que Ayrton Senna conquistou o seu primeiro título na equipe Mclaren, em 1988.Soichiro Honda está no Hall of Fame do setor automobilístico desde 1989 (Toyoda da Toyota entrou somente em 1994). O hall of fame do setor automobilístico nasceu em 1967 com o Walter P. Chrysler.Emprendedor, fabrica carros, motos, geradores , motores de popa, máquinas agricolas, e muitos outros produtos, mas sempre sob sua batuta !

Em 2008 recebeu dois prêmios na pesquisa Top Of Mind Rural nas categorias Roçadeira e Motobomba, ou seja, além de brilhar nas pistas e encantar as ruas, os produtos Honda são ferramentas primordiais no trabalho do cidadão brasileiro.

Hoje, a Honda Corporation emprega mais de cem mil pessoas no Japão e Estados Unidos, e é considerado um dos maiores impérios automobilísticos japoneses, ultrapassando todos os demais, exceto a Toyota, nos Estados Unidos.São 507 empresas presentes pelos quatro cantos do mundo, 134 unidades de produção em 28 países e 31 unidades de pesquisas e desenvolvimento em 15 nações.

 Aproximadamente 178 mil colaboradores são responsáveis pela produção de motocicletas, automóveis e produtos de força. Só em 2007, o grupo atendeu 23 milhões de clientes em todo o mundo.
Honda faleceu em 5 de agosto de 1991,aos 84 anos de insuficiência hepática.
No final de 1999, Soichiro é eleito por jornalistas do mundo inteiro, o "Motociclista do Século".




Eu vivo no presente, para construir o futuro, com a experiência do passado”. Soichiro Honda


fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Soichiro_Honda

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