COMPARATIVO ENTRE HATCHES X SEDÃS: FIT X CITY E MARCH X VERSA


Os sedãs japoneses da Honda e Nissan enfrentam seus irmãos menores em uma briga de carroceria

     Hatches x Sedãs


Começamos com a Honda

Hatches x Sedãs


Você conhece ou já conheceu alguém que estava em dúvida entre um Honda Fit ou um City. E isso tem motivos para acontecer: os dois são diferentes e têm estilo próprio, são espaçosos e se assemelham em preço e potência. Mas a pergunta que fica é a seguinte: qual é o mais divertido?
A dupla escalada para este pega é formada por um Fit 1.5 EX e um City 1.5 LX – a versão topo de linha do hatchback e intermediária do sedã, que custam quase a mesma coisa: R$ 62.120 e R$ 62.190, respectivamente.
  Hatches x Sedãs

Hatches x SedãsEquilíbrio temporário


Tudo parecido até aqui. Motor 1.5 de 116 cv (com etanol), câmbio manual de cinco marchas... A diferença começa nos equipamentos – e o Fit larga na frente. O City vem munido de um bom conjunto, com freios ABS, air bag duplo e sistema imobilizador, mas o hatch já vem equipado com tudo isso mais freios a disco nas quatro rodas.
O City responde com melhor espaço. A área dos ocupantes da frente é mais espaçosa que a do hatch e ele dá um banho em volume do porta-malas: são 506 litros do sedã, contra 384 l do hatch. Espaço traseiro? Agrada nos dois – são 2,50 m de entre-eixos no Fit e 2,55 m no City.
Só que espaço não é sinônimo de conforto. E o Fit reassume a liderança por causa disso: seus bancos são mais confortáveis, sua ergonomia é mais bem elaborada e a suspensão parece ter sido melhor preparada para nosso asfalto. Não que a do City seja ruim, mas a do Fit tem batidas menos secas.O hatch também é mais prático, não só na hora de manobrar. A tampa do porta-malas é mais leve – bom para a hora de ir ao mercado – e a oferta de porta-trecos é maior.
O embalo do Fit continua no bolso: ele tem a cesta de peças mais barata (são R$ 2.549, contra R$ 3.432 do City) e o seguro ligeiramente mais em conta (R$ 2.193, contra R$ 2.249). Aqui, vale um elogio – não para os carros, mas para a Honda: o site da marca aponta os preços sugeridos das principais peças de pós-venda. Quase a nossa cesta básica completa!
O Fit, além de tudo, é o que mais empolga ao dirigir. A diferença de peso é pequena – ele é apenas 63 kg mais leve do que o sedã – e as rodas mais próximas das extremidades fazem o carro ter balanços menores. Além disso, ele é mais estável em curvas – uma rotatória perto de casa me provou o que já suspeitava. Apesar de a Honda ter dito que queria dar uma graça de esportividade ao City na apresentação de seu facelift, o Fit tem bem mais essa pegada sem precisar dos três filetes cromados da grade ou do para-choque exibindo o radiador.
Hatches x Sedãs

É vitória certa do hatch sobre o sedã. Eles se equivalem em preço, mas o Fit tem pós-venda mais em conta, é mais prático, confortável e divertido do que o City – que só leva a melhor em espaço. Conhece alguma pessoa que está em dúvida entre os dois ou essa pessoa é você? A resposta tá na mão.


Agora vamos falar da Nissan 


  Hatches x Sedãs

Gêmeos bivitelinos são os irmãos que nascem de uma mesma gestação, mas de óvulos diferentes. Este é o caso desta dupla. March e Versa foram gerados juntos, compartilham peças e têm a mesma mãe: a plataforma V.
Os dois provam a cada mês que merecem sua assinatura no cheque. Estão criando filas de até quatro meses nas lojas e, juntos, foram responsáveis pelo crescimento de 88% da marca em 2011. Só neste ano já foram 13.069 March negociados (média de 3.267 carros por mês) e 6.650 Versa (1.663/mês). 
São números baixos, se comparados aos dos líderes Gol e Uno e Voyage e Classic? São, mas em nenhum momento a mamãe Nissan disse que estes seus filhos seriam os primeiros da classe. E esses números saem do patamar do bom para o ótimo quando lembramos que eles são mexicanos e vêm ao Brasil sob limite de cotas. Mas, entre eles, qual é o melhor?
Hatches x Sedãs

Hatches x Sedãs
Queridinho

Os dois custam praticamente a mesma coisa: R$ 35.890 é o valor pedido por um March e R$ 35.990, R$ 100 a mais, é o que a revenda pede por um Versa – ambos na versão 1.6 S. 
Só que esse papo muda no pós-venda: a cesta básica do Versa sai por R$ 1.627, R$ 235 mais cara que a do March. Na seguradora, o sedã também se dá mal: de acordo com a RK Security, R$ 2.519 é o preço que um paulistano de 40 anos pagaria, em média, pelo Versa; R$ 1.429 é o valor do seguro de um March.
Além disso, o Versa também joga contra em praticidade. Os dois se equivalem na oferta de porta-trecos e em acessibilidade (entenda: no ângulo de abertura das portas e na facilidade de acesso ao carro), mas o Versa leva um banho do irmão menor na hora da baliza – são 4,46 m do sedã contra 3,78 m do hatch. Em outras palavras, muita gente vai deixar o grandalhão de lado e optar pelo March se a vaga na garagem do prédio não for tão grande.
Só que o sedã é imbatível quando o assunto é espaço e conforto. Com 2,60 m de entre-eixos – 15 cm a mais que o March –, o Versa agrada mais que seu irmão nesse critério, do motorista à turma do fundão. O sedã é 2 cm mais alto, mas isso não faz tanta diferença no espaço para a cabeça. Agora, se sua convidada for a Ana Hickmann, o March vai te deixar num aperto.
Até aqui estamos em equilíbrio: o Versa é maior e mais confortável e o March tem melhores preços para o seu bolso e ainda é mais prático.

Hatches x Sedãs
O desempate será a temperatura do tesômetro. Sendo assim, o Versa é o irmão que atinge o topo da escala, mesmo levando a pior em alguns números de desempenho. O hatch é pouco mais de um segundo mais rápido na aceleração de 0 a 100 km/h (10,1 s contra 11,2 s do Versa) e mais ligeiro em retomadas, mas também é 87 quilos mais leve.

 E, curiosamente, a diferença de peso é um dos fatores que pesam a favor do sedã: ele se torna um pouco mais lento, contudo é mais bem acertado dinamicamente. Ou seja, é mais divertido fazer curvas com o Versa – o peso do porta-malas tem influência nisso. Eles estão quase juntos em tudo, como bons irmãos gêmeos. Mas o sedã é o filho favorito.


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