HYUNDAI É PROCESSADA NOS EUA POR DIVULGAR CONSUMO ERRADO DO ELANTRA


Comerciais dizem que o sedã faz 17 km/l, mas testes mostram consumo combinado de 14 km/l


Hyundai Elantra
(A HYUNDAI esta enganando seu compradores com propagandas enganosas)
 
A organização não governamental norte-americana Consumer Watchdogs entrou com um processo na Corte Suprema de Sacramento, contra a Hyundai, por enganar os consumidores sobre o consumo de combustível do Elantra 2011 e 2012. A fabricante trabalha toda a publicidade do sedã sobre o título "O Elantra de 40 milhas por galão", com comerciais na TV e em revistas, mas em momento algum a empresa diz que este valor de consumo só é alcançado na estrada.
Para a Consumer Watchdogs, a Hyundai propositalmente omitiu a informação, levando os clientes a acreditarem que os 40mpg (17 km/l) são resultado da combinação cidade/estrada. Segundo os testes oficiais do Environmental Protection Agency (EPA), agência do governo que cuida do meio ambiente, o consumo do Elantra 2011/2012 é de 12,3 km/l na cidade, 17 km/l na estrada e 13 km/l na combinação dos dois.
"As informações omitidas deveriam ter informado os consumidores que o carro não atinge os 17 km/l na maioria das condições", disse o Consumer Watchdogs em seu pronunciamento. "As publicidades ilegais levaram dezenas de milhares de motoristas californianos a comprar ou alugar o Elantra 2011/2012 e, consequentemente, causou custos inesperados com combustível."
Proprietários também se uniram contra a marca coreana, participando do processo junto com a ONG. O pronunciamento da Consumer Watchdogs inclui o testemunho de Louis Bird, dono de um Elantra 2011: "Eu comprei o carro pensando que iria ver uma grande economia ao abastecer e conseguir mais de 800 km por tanque, mas a Hyundai me enganou.
 Eu não economizei nenhum dinheiro com combustível e estou dirigindo o Elantra há um ano. É frustrante e desapontador. Eu nunca teria comprado o Elantra se não tivesse visto as publicidades da Hyundai falando sobre o consumo de combustível", declarou Bird.
Não é o primeiro caso sobre propagandas com valores errados. Em 2011, a mesma ONG percebeu essa diferença entre o consumo divulgado pela fabricante e o real, pedindo que a EPA realizasse testes para resolver a questão. 
No Brasil, houve uma polêmica parecida com o Hyundai Veloster e o Elantra, desta vez a respeito de sua potência. A Hyundai diz que os veículos têm 140 cv e 160 cv, respectivamente. No entanto, testes realizados por revistas e donos dos veículos mostraram valores menores - os testes da C/D apontaram 130 cv no Veloster e 150 cv no Elantra.
fonte: Car and Driver


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