Menos atrito, mais vantagens

Uso de carbono em peças do motor diminui o atrito e consumo de combustível; confira a tecnologia usada no motor 1.4 Ecotec da GM







A maioria dos automóveis no Brasil utilizam motor do Ciclo Otto, popularmente chamado de “quatro tempos” – nome em alusão às principais etapas de funcionamento do propulsor, onde a mistura ar-combustível é admitida, comprimida, queimada e expelida. Esses quatro momentos são realizados com a movimentação de “sobe e desce” dos pistões do motor, que, conectado ao virabrequim, tem a sua movimentação retilínea transformada em rotação.






Pistão de veículos comuns utiliza três aneis: os dois superiores são chamados de "aneis de compressão", enquanto o terceiro atende por "anel raspador"

Todo o deslocamento de subida e descida dos pistões, entretanto, ocorre em meio a grande quantidade de atrito. Para não perder a pressão — e, consequentemente, torque e potência — gerada dentro da câmara de combustão a cada queima, o pistão (também chamado de êmbolo) dos automóveis comuns normalmente usam três anéis em sua circunferência.  Dois deles são anéis de compressão, cuja função é evitar a perda de pressão da câmara, e o terceiro é chamado anel raspador, que retira o excesso de óleo depositado na parede dos cilindros. O atrito gerado por essas peças é necessário para o motor funcionar corretamente, porém, subtrai potência, torque, diminui a vida útil, aumenta o consumo de combustível e emissão de poluentes.

 
Pistões realizam movimento de "sobe e desce" dentro dos cilindros do bloco. O atrito para que não ocorra perda de compressão é grande

Visando melhorar a eficiência de seus propulsores, o Grupo GM informou ter encontrado um meio de reduzir o atrito entre os anéis do êmbolo e as paredes do cilindro, batizado de “Diamond’s Ring”, ou “anéis de diamante”. Nesta técnica, um anel de compressão recebe tratamento superficial de carbono — material de maior abundância na composição dos diamantes —, tecnologia já aplicada nos motores 1.4 Ecotec Turbo.

Primeiro anel raspador dos pistões que equipam os motores 1.4 Ecotec Turbo da GM utilizam banho de carbono, para reduzir atrito 

“Graças ao DLC (Diamond-like Carbon), nós conseguimos usar menor tensão nos anéis de pistão do motor Ecotec, para reduzir a fricção, o que auxilia na economia de combustível”, afirma Rich Ricchi, especialista técnico de motor e câmbio da GM. “A técnica do DLC também reduz o consumo de óleo”, adiciona Ricchi.

Segundo a GM, o propulsor 1.4 Ecotec turbo gera 138 cv e 20,5 mkgf de torque e, pode realizar consumo médio de 12,3 km/l em ciclo urbano e 16,9 km/l em rodovias quando equipado no Sonic. É mais um meio para auxiliar na eficiência dos propulsores.

fonte: Quatro Rodas

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