A Ford esta apoiando testes feitos com biodiesel 100% vegetal

Picape Ranger utilizada na experiência obteve média de consumo de 10,7 km/l, contra 10,3 km/h com diesel convencionalFoto
O projeto promovido pela Universidade Federal da Bahia para testar a eficiência do biodiesel 100%, produzido a partir de óleos vegetais, o chamado B100, foi concluído esta semana, após testes de rodagem de 13.000 quilômetros. Um dos objetivos do experimento é chamar a atenção para o potencial de ampliação dos biocombustíveis na matriz energética brasileira, em especial para os benefícios da utilização do biodiesel misturado ao diesel em diferentes proporções no setor de transportes.


O veículos utilizados no teste foram dois exemplares da Ford Ranger, cedidos pela fabricante norte-americana. No teste, um veículo foi abastecido com diesel convencional, o B5, que tem 5% de biodiesel, enquanto o outro veículo usou 100% biodiesel, produzido a partir de azeite de dendê e óleo de cozinha no Laboratório de Energia e Gás da universidade.

Embora os pesquisadores esperassem uma diferença de 10% no rendimento dos combustíveis, a variação foi menor. A picape com B100 rodou aproximadamente 10,3 km/l, enquanto a com B5 fez cerca de 10,7 km/l. A viagem se encerrou com a chegada do grupo no Farol da Barra, em Salvador. A Travessia Interoceânica B100 durou duas semanas e passou por cinco estados brasileiros (Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre), além do Distrito Federal, até a cidade de Ilo, na costa do Pacífico do Peru.



fonte: Car Sale

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem o Quanto Quiserem , Estou Disposto a Responder Todos os Seus Comentários.

Postagens populares