Historia do motor V6

Um motor V6 é um motor em V.

Imagem acima é de um motor V6 feito pela Nissan(24 valvulas) chamado de VR38.


O motor V6 com seis cilindros montados no cárter em dois bancos de três cilindros, usualmente definidas em qualquer um ângulo recto ou um ângulo agudo entre si, com todos os seis pistões de condução comum da cambota . É a configuração de motor segundo mais comum nos carros modernos após o quatro em linha .

O V6 é uma das configurações de motores mais compactos, mais curto do que o inline-4 e em muitos modelos mais estreito do que o V8. Devido ao seu comprimento compacto, o V6 se presta bem ao amplamente utilizado motor transversal de tração dianteira layout. É cada vez mais comum como o espaço permitido para motores em carros modernos é reduzida ao mesmo tempo, como aumento de exigências de energia, e tem substituído o inline-6 ​​, que é muito grande para caber em vários compartimentos do motor modernos.

 Embora seja mais complicado e, em alguns casos, não é tão bom como o 6-in-line, o V6 é mais rígida para um determinado peso, mais compacta e menos propenso a vibrações de torção no veio de manivelas para um dado deslocamento. O motor V6 tornou-se amplamente adotada para as médias carros, muitas vezes, como um motor opcional onde um inline-4 é padrão, ou como um motor de base, onde um V8 é uma opção de desempenho de custo mais elevado.

Recentes indução forçada motores V6 entregaram cavalos de potência e torque de saída comparável ao maior deslocamento contemporânea, naturalmente aspirados motores V8, enquanto reduz o consumo de combustível e emissões, como o Grupo Volkswagen"s 3.0 TFSI que está sobrecarregado e injetado diretamente , e Ford Motor Company ' s turbo e injetado diretamente EcoBoost V6 , ambos os quais foram comparados com Volkswagen motor V8 de 4,2.

V6 modernos geralmente variam em deslocamento 2,5-4,0 L (150-240 cu in), embora maior, menor e exemplos foram produzidos.

A historia desse motor:
Alguns dos primeiros V6-carros foram construídos em 1905 por Marmon . Marmon era uma espécie de V-Especialista que começou com V2-motores, então construiu a V4 e V6, mais tarde V8 e no Marmon década de 1930 foi um dos poucos fabricantes de automóveis do mundo que já construiu um carro V16.

De 1908 a 1913, o Deutz Gasmotoren Fabrik produzido benzeno trens elétricos (híbrido) que usaram um V6 como gerador de motor.
Outra V6-carro foi projetado em 1918 por Leo Goosen para Buick Engenheiro Chefe Walter L. Marr. Apenas um protótipo de carro Buick V6 foi construído em 1918 e foi muito utilizado pela família Marr.

Motor Lancia  V6
O V6 primeira produção da série foi introduzida pela Lancia em 1950 com a Lancia Aurelia . Outros fabricantes tomou conhecimento e logo motores V6 outros estavam em uso. Em 1959, a GM introduziu um 305 pesado em (5 L ) 60 ° V6 para uso em seus caminhões de coleta e Suburbans , um projeto do motor que mais tarde foi ampliado para 478, em três (7,8 L) para caminhões pesados ​​e uso de ônibus.

1962 viu a introdução do Buick Especial , que ofereceu um V6 de 90 ° com intervalos irregulares disparo que compartilhou algumas comunalidade de peças com um pequeno Buick V8 do período. 
Consequentemente, o Especial Buick encontrou resistência dos consumidores devido à sua vibração excessiva. Em 1983, a Nissan produziu motor V6 do Japão pela primeira vez com a série VG .


O equilibrio e suavidade do motor V6:
Devido ao número ímpar de cilindros em cada banco, os projetos V6 são inerentemente desequilibrado , independentemente do seu ângulo vertical.Todos os motores em linha reta com um número ímpar de cilindros de sofrer de desequilíbrio dinâmico principal , o que provoca um movimento de balanço final-de-final. 

Cada banco de cilindros em um V6 tem um número ímpar de pistões, de modo que o V6 também sofre com o mesmo problema, a menos que sejam tomadas medidas para mitigá-la. No horizontalmente opostos apartamento-6 layout, os movimentos de balanço dos dois bancos de cilindros retos compensar um ao outro, enquanto no inline-6 ​​layout, as duas pontas do motor são imagens de espelho um do outro e compensar todo o movimento de balanço.

 Concentrar-se no movimento de primeira ordem de balanço, o V6 pode ser assumida a consistir de duas separado straight-3, onde contrapesos no eixo de manivela e um contador de rotação do eixo equilíbrio compensar o movimento de balanço de primeira ordem. No acoplamento, o ângulo entre os bancos e o ângulo entre os eixos de manivela pode ser variada de modo a que os eixos de compensação anulam 90 ° V6 (pesos maiores do contador) e o. Mesmo disparo 60 ° 60 ° V6 com braços voadores (pequenos contrapesos O movimento de balanço de segunda ordem pode ser equilibrado por um eixo balanceador único co-rotação.).

A 90 ° V6 pode usar quase a mesma técnica que equilibra um mesmo disparando 90 ° crossplane V8 em ordem primária e secundária. A flatplane V8 está em equilíbrio primário, porque cada banco de 4 cilindros é do saldo primário. Numa V8 crossplane, o equilíbrio é alcançado em cada par de cilindros, uma vez que o desequilíbrio primário de um par de 90 ° é um caso especial que pode ser cancelado com um contrapeso da cambota.

 Equilíbrio secundária é conseguido pela disposição escalonada da manivela crossplane. Um simples V6 90 ° com contrapesos do virabrequim alcança bom equilíbrio por razões semelhantes, apesar de os intervalos de queima irregular será percebido como rugosidade em baixas rotações, tornando esta uma solução impopular.

 Portanto, projetar um motor V6 liso é um problema muito mais complicado do que o straight-6, flat-6, e layouts V8. Embora o uso de crankpins offset, contrapesos, e braços que voam reduziu o problema a uma vibração de segunda ordem menor em design moderno, todos V6s pode beneficiar da adição de veios de equilíbrio auxiliares para torná-las completamente lisa.

Quando Lancia pioneira no V6 em 1950, eles usaram um ângulo de 60 ° entre os bancos de cilindros e um virabrequim de seis jogar para alcançar igualmente espaçados intervalos de disparo de 120 °. Este ainda tem algum equilíbrio e problemas de vibrações secundárias. Quando Buick concebido um 90 V6 ° com base no seu 90 ° V8, que inicialmente utilizada uma simples manivela três arremesso dispostos da mesma maneira como o V8 com pares de bielas que compartilham o mesmo pino de manivela, o que resultou em intervalos alternados de queima entre 90 ° e 150 °.

Isso produziu um projeto mal-funcionamento que era inaceitável para muitos clientes. Possivelmente, a rugosidade é na nota de descarga, em vez de vibração perceptível, de modo a suavidade percebida é bastante boa em um RPM mais elevado. Mais tarde, e de outros fabricantes.

 Buick refinado o desenho por meio de um pino de cisão- rotação que atingiu uma 120 ° normal de disparo por intervalo de escalonamento crankpins adjacentes por 15 ° em sentidos opostos para eliminar a queima irregular e tornar o motor razoavelmente suave. Algumas fabricantes como Buick em versões posteriores do seu V6 e Mercedes Benz tomaram o projeto de 90 ° mais um passo, adicionando um eixo de equilíbrio para compensar as vibrações primárias e produzir um motor quase totalmente equilibrado.

Alguns designers voltaram a um ângulo de 60 ° entre bancos de cilindros, que produz um motor mais compacto, mas tenho usado três lance virabrequins com braços voar entre os crankpins de cada lance para alcançar até 120 ° ângulos entre os intervalos de queima. Isto tem a vantagem adicional de que os braços podem ser ponderados voem para fins de equilíbrio. Isto deixa ainda um par primário desequilibrada, o que é compensado por contrapesos do veio de manivelas e do volante para deixar um pequeno par secundário, que pode ser absorvida pelo cuidadosamente projetados apoios do motor.

Seis cilindros desenhos são também mais adequados para os motores maiores do deslocamento de quatro cilindros, porque os cursos de potência de pistões se sobrepõem. Em um motor de quatro cilindros, apenas um pistão está em um ciclo de força em qualquer momento dado. 

Cada êmbolo chegue a uma paragem completa e inverte o sentido antes que o próximo comece o seu curso de potência, o que resulta numa diferença entre cursos de potência e vibrações perceptíveis. Em um motor de seis cilindros (com excepção impar-combustão V6s), o êmbolo começa a sua potência próxima de 60 ° antes de acidente vascular cerebral o anterior termina, o que resulta em mais suave entrega de energia ao volante.

 Além disso, porque as forças de inércia é proporcional ao deslocamento do êmbolo, de alta velocidade motores de seis cilindros sofrerão menos stress e vibrações por êmbolo de um motor de deslocamento igual com menos cilindros.

Comparando motores no dinamômetro , um V6 mesmo fogo típico mostra picos de torque instantâneo de 150% acima da média de torque e vales de 125% abaixo do torque médio, com uma pequena quantidade de torque negativo (reversões de torque do motor) entre os cursos de alimentação. Por outro lado, um motor de quatro cilindros típico mostra picos de quase 300% acima do torque médio e vales de 200% abaixo do torque médio, com 100% de torque negativo a ser entregues entre cursos.

 Em contraste, um motor V8 mostra picos de menos de 100% acima e vales de menos de 100% abaixo binário médio, e um binário não vai negativo. O V6 ainda assim classifica-fogo entre os quatro e os V8, mas mais perto do V8, na suavidade da entrega de potência.Um V6 impar-fogo, por outro lado, mostra as variações de binário altamente irregulares de 200% acima e abaixo de 175% do binário médio, o qual é significativamente pior do que o mesmo V6-fogo, e além disso, o fornecimento de energia apresenta grandes vibrações harmónicas que têm conhecido por destruir o dinamómetro.

fonte: wikipedia

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