O MISTÉRIO DA QUINTA MARCHA DO VOLKSWAGEN JETTA TSI


Na teoria, ela seria mais curta do que a quarta. Mas há um segredo que muda tudo.

Jetta TSI
 Isso significaria que a velocidade máxima da 5ª marcha seria de 164,1 km/h, menor que os 165,7 km/h da 4ª. Mas nada disso acontece na prática. Qual o mistério?
Elementar,o sistema da transmissão DSG, também presente nos carros da Audi, possui três árvores (eixos) de saída (confira na ilustração). Cada uma delas já emprega um pinhão próprio, multiplicando a relação final das marchas antes mesmo de elas chegarem à coroa (esta, única) do diferencial.
 Pra quê? Isso permite que as engrenagens do câmbio fiquem bem pequenas (quanto mais longa a relação, maior elas deveriam ser), possibilitando uma caixa de transmissão compacta. No caso do Jetta, as quatro primeiras marchas ficam com relação de diferencial curta: 4,059 :1. Já a 5ª, 6ª e ré ficam conectadas à relação longa, de 3,136 :1. Veja o resultado da salada na tabela abaixo.
Tabela Jetta TSI
transmissão Jetta TSI

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