teste: Chevrolet Cruzer Sport6

Teste e avaliação do Chevrolet Cruzer Sport6

cruze


Depois da chegada do Cruze na versão sedan (que substituiu o Vectra), era uma questão de tempo até a Chevrolet começar a vender o modelo hatch-back do carro. E em abril desse ano, o novo modelo batizado de Sport6 chegou às ruas. Repetindo a mesma fórmula do sedan, o Cruze na hatchback veio recheado de muita tecnologia com um conjunto mecânico evoluído, capaz de figurar entre os melhores produtos da categoria. 


Atualmente, esse segmento é um pouco menos concorrido que o dos sedans, afinal nem todas as marcas tem representantes competindo no segmento de hatch-backs médios. E desse forma, os principais concorrentes do Cruze Sport6 são o Peugeot 308 e o Fiat Bravo. Existem ainda os cansados Ford Focus, Citroen C4, Volkswagen Golf e Nissan Tiida. Todos esses últimos estão prestes a passar por mudanças ou serem substituídos. As marcas Renault, Honda e Toyota ainda não possuem modelos nessa categoria no Brasil.

Assim, fica fácil para o Cruze Sport6 fazer bonito entre seus concorrentes. E é exatamente isso que acontece. O Cruze é o automóvel de passeio da Chevrolet, mais vendido no mundo. Ele é comercializado em mais de 70 países. Entre as características do Cruze, o destaque para excelente qualidade de construção. 

O resultado direto é a elevada classificação nos testes de segurança EuroNCAP. No mercado brasileiro, o Cruze Sport6 é vendido em duas versões, a LT e a LTZ, ambas equipadas com motor Ecotec6 e transmissões de 6 marchas, tanto na versão manual, como na automática. Foco dessa avaliação, esta a versão LTZ, equipada com câmbio manual de seis marchas.

Estilo

O Cruze Sport6 traz o mesmo visual marcante e esportivo, da versão sedan. Aliás, até a coluna do meio, o carro é exatamente igual. Sempre bom lembrar que o Cruze é um carro feito a partir dos designers da GM Coreana. A grade bipartida (iniciada no Malibu) traz o logotipo da Chevrolet, ladeada pelos faróis sofisticados e ligeiramente puxados. A traseira inclui grandes lanternas niveladas com a superfície da carroceria e com duas formas circulares, encontradas em outros modelos da Chevrolet.


Interiorcruze

O interior (que é exatamente igual ao do sedan) mudou completamente em relação antigo Vectra GT. Muito mais ergonômico e com acabamento de qualidade superior, prevalece um toque de esportividade numa atmosfera bastante envolvente. Entre suas características marcantes, está a integração do painel de instrumentos com os painéis de porta. Também pode ser notado o típico desenho de dual cockpit, solução encontrada para aproximar o condutor e o passageiro numa experiência compartilhada. O console central inclui o visor e os comandos dos sistemas de informação, entretenimento e climatização do Cruze.

A instrumentação do painel traz iluminação de fundo com luz clara e nítida, em tom branco e azul (Ice blue). Entre estes mostradores, encontra-se uma tela de cristal líquido no centro do painel, que exibe as informações do computador de bordo.

Assim como os outros elementos do interior, o conforto e o desenho dos bancos é o melhor do segmento. Estes são envolventes e possuem uma construção em trama que distribui o peso de forma equilibrada, bem como um enchimento em espuma firme e nos assentos e nos encostos, seja nos bancos dianteiros ou traseiros. A forração dos bancos é feita em couro na versão LTZ. O Cruze Sport6 oferece um porta-malas com 402 litros com os bancos em posição normal. Com o rebatimento dos bancos traseiros para frente (que também pode ser feito na proporção 60/40), o volume de carga sobe para 872 litros.



Motor e câmbio novoscruze

No Brasil, o Chevrolet Cruze esta equipado com o novo motor 1.8 litro Ecotec6 e duas opções de câmbio: manual e automático de seis marchas. Diferente do modelo sedan, que na versão LTZ, somente existe o câmbio automático de seis marchas, o modelo Sport6 permite ao futuro comprador escolher entre o câmbio automático e o manual.

Esse novo motor traz cabeçote conta com duplo comando de válvulas continuamente variável (Dual CVVT), com variação do tempo de abertura das válvulas de admissão e de escape. Inclui ainda coletor de admissão variável. A principal vantagem é uma queima de combustível mais eficiente, proporcionando economia e uma menor emissão de gases poluentes.

Desempenho

O motor Ecotec6 1,8 litro chega à 144 cavalos quando abastecido com etanol e 140 com gasolina, ambos a 6.300 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 18,9 kgfm a partir de 3.800 rpm. (com gasolina, o torque é de 17,9 kgfm). Com esse motor e o câmbio manual de seis marchas, o Cruze usa 10,7 segundos para ir de 0 a 100 km/h e atinge a velocidade máxima de 204 km/h, quando abastecido com etanol. Com gasolina, o Cruze precisa de 10,8 segundos para chegar aos 100 km/h e atinge os 203 km/h de velocidade máxima.

De fato, o Cruze Sport6 não é tão empolgante assim ao volante. Ainda sim, ele fica na media superior da categoria onde esta inserido. Mas o grande diferencial é o fato do modelo ser muito mais econômico e gostoso de dirigir.

 Na estrada, em velocidade média de 120 km/h, com ar condicionado ligado e abastecido com gasolina, é possível atingir médias de 15 km/l. Número impossível para o antigo Vectra GT. Outro detalhe, é que o câmbio manual de seis marchas, permite extrair o máximo de rendimento do motor. E isso é observado principalmente em retomadas de velocidade, onde o carro mostra bastante agilidade.


Suspensãocruze

A suspensão dianteira é do tipo McPherson e tem molas com um formato especial que contribuem para estabilidade. As buchas hidráulicas que fixam os braços inferiores da suspensão ao subchassi aumentam o grau de isolamento no rodar e permitem uma absorção mais controlada das vibrações originadas em pisos irregulares, resultando numa dirigibilidade superior do veículo.

A suspensão traseira no Sport6 é semi independente, com eixo tubular e molas progressivas. Em relação aos concorrentes diretos, o Cruze figura entre os mais firmes da categoria. O carro é bastante estável. Ainda que não seja o mais esportivo, o Cruze Sport6 faz jus ao “sport” que tem no nome.

Equipamentos

O Cruze Sport6 é um carro que vem completo de fábrica. A versão LT vem de série com airbags duplo e laterais, faróis e lanterna de neblina, controles de tração e estabilidade, freios com ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema ISOFIX, rodas de alumínio aro 17, ar-condicionado eletrônico com AQS, computador de bordo, direção elétrica 

progressiva, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos com desembaçador, vidros elétricos, volante com comandos para acessar as funções do sistema de som, piloto automático e viva-voz através de Bluetooth, central multimídia com sistema de som AM/FM stéreo, CD Player, MP3, USB, entrada auxiliar e seis alto-falantes.

Já a versão LTZ traz ainda teto solar de fábrica e acrescenta retrovisores externos com rebatimento elétrico, airbag de cortina, sensor crepuscular, rodas 17, sensor de estacionamento, acionamento do motor através de interruptor Start-Stop no painel, central multimídia com tela LCD de sete polegadas e Navegador GPS integrado com sistema de som AM/FM stereo, CD player, MP3, USB e entrada auxiliar.

Realmente, o Cruze surpreende na lista de equipamentos. Dá para se afirmar que o modelo briga pela liderança no segmento quando o assunto é tecnologia embarcada. O ar-condicionado do Chevrolet Cruze, digital e automático, inclui função AQS (Air Quality System), que mede a qualidade do ar externo, e ativa a recirculação do ar automaticamente. O senão é que no Cruze ele é de simples zona. Alguns concorrentes trazem o ar-condicionado com duas zonas.

cruzeUm dos destaques do Sport6 é o sistema de entretenimento integrado de fábrica. Utilizando uma tela de 7 polegadas, localizada no console central, inclui um eficiente sistema de navegação, com mapas do Brasil e da Argentina. Além das ruas, estradas e avenidas, a base de dados inclui mais de 4 milhões de pontos de interesse como postos de gasolina, restaurantes, hotéis, pontos turísticos e etc. A sofisticação do sistema é tamanha, que quando traçada uma rota, além das indicações tradicionais, uma janela adicional se abre para ilustrar manobras mais complexas. Além disso, o sistema dispõe de rádio com leitor de CD e MP3. A versão topo de linha LTZ, oferece um sistema Premium de áudio que inclui uma entrada USB para conexão de dispositivos móveis, sob o descansa-braço central. E esse apoio de braços e regulável.

Além da conexão USB, o sistema multimídia do Cruze vem com conexão Bluetooth, para celular. Apenas o modo viva-voz é suportado. Não é possível fazer a reprodução de músicas do celular, pelo Bluetooth. Ainda existe a opção da conexão tipo P2 (por cabo) para outros reprodutores de msica digital.

Outro equipamento muito interessante do Cruze LTZ é o sistema de chave presencial. Basta se aproximar do carro com a chave no bolso, colocar a mão na maçaneta e a porta se abre, sem a necessidade de apertar qualquer botão. Para dar a partida, basta apertar o botão do lado direito do volante. Ao sair do carro, basta aproximar a mão da maçaneta para o sistema trancar o carro automaticamente. Vale ressaltar que esse recurso é inédito entre os carros da Chevrolet no Brasil.

Mercado e preço

O Chevrolet Cruze Sport6 brasileiro sai da fábrica de São Caetano do Sul, em São Paulo. A versão LTZ tem preço base de R$ 72 mil, sem câmbio automático. A pintura metálica custa R$ 935. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem.


fonte: Brasil Turis

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