TESTE: PEUGEOT 508 VALE R$ 119.990?


Aceleramos o novo sedã francês para descobrir se ele é a combinação certa para o sucesso

Peugeot 508

A Peugeot já usou as combinações 504, 505, 602, 604, 605 e 607 para alguns de seus sedãs de luxo. É como se os franceses quisessem acertar a senha de um cofre. Uma caixa-forte que guarda a receita de um ótimo sedã. E eles já estiveram perto de desvendar o código. 
Um exemplo foi o 407, que tinha um forte motor V6, conforto e diversão ao volante. Sequência interessante, mas insuficiente para emplacar. Agora é a vez do 508, que traz um refinado motor turbo, pacote recheado de equipamentos e preço competitivo de R$ 119.990. Será que estamos diante da combinação certeira?
O design do sedã tem personalidade, não é um 408 alongado. A dianteira tem capô esticado e alto, faróis afinados, LEDs e cromados na medida certa. O entre-eixos de 2,82 m dá uma silhueta elegante ao 508, e a traseira conversa com o restante do desenho – algo que estava em falta nos sedãs da marca.
 Portanto, este Peugeot vai fazer bonito quando encostar na porta do restaurante da moda. Além disso, a carroceria tem coeficiente aerodinâmico de 0,26, segundo a fábrica, melhor que o da maioria dos seus rivais. Isso diminui o arrasto e  sua sede por gasolina.
Peugeot 508
Por dentro, o 508 mostra ainda mais talento. As linhas do painel, volante, console central, botões e bancos combinam entre si. Parece que o Peugeot faz parte de um segmento superior. Passe a mão e logo você percebe que os materiais escolhidos são de primeira linha. São plásticos delicados, mas nada frágeis. 
Confortável, o banco o deixa na posição correta para dirigir. Atrás, a vida também é boa. Espaço de sobra para as pernas e controle de ar-condicionado separado com difusores próprios.
Logo à frente do motorista, acima do painel, há um visor transparente que exibe a velocidade. Algo mais estético que prático; mesmo assim, interessante. O GPS integrado aparece numa tela de sete polegadas e funciona bem.
 Os comandos estão no console central. A lógica é parecida com a dos sistemas usados em sedãs alemães. Há um botão central que também gira e faz a navegação nos menus. Ao lado da alavanca de câmbio fica a opção do Park Assist. A propósito, esse sistema não realiza a baliza, apenas informa ao motorista se há espaço suficiente para o 508 e se a manobra é difícil de ser feita. 
Peugeot 508

Esquizofrênico

Em movimento, o Peugeot mostra um acerto de suspensão satisfatório para o conforto. Não espere por pancadas secas, mas aguarde uma rolagem de carroceria além da desejada. 
O motor 1.6 turbo, feito em parceria com a BMW, e que também está no 3008 e no Citroën DS3, mostra por que é um colecionador de elogios. Superdisposto, ele está bem entrosado com o câmbio automático de seis marchas. O bom mapeamento eletrônico do acelerador facilita as retomadas e as marchas se sucedemsem solavancos.
Será, então, que 508 é a combinação do cofre? É este o sedã francês que  ficará marcado pelo sucesso de vendas no País? Há potencial. Mas o Brasil anda esquizofrênico com as tributações aos carros importados. 
O fato é que a novidade se mostra uma das melhores opções do segmento, porém a concorrência é forte. Quando esse vai e vem do Imposto de Importação passar, talvez o 508 mostre-se imbatível como relação custo -benefício. Ou a combinação da caixa-forte pode mudar novamente. 

FICHA TECNICA:
Preço no Brasil> R$ 119.990 reais.
Motorização> Dianteiro, transversal com 4 cilindros em linha, 1.6L turbo a gasolina com 16Valvulas.
Potencia>165CV a 6.000rpm.
Torque>24,5mkgf a 1.400rpm.
Transmissão>Automática, cambio com 6 marchas, tração dianteira.
Suspensão>Independente, McPherson/multibraços  (D/T).
Freios(D/T)>Discos ventilados/discos sólidos.
Rodas/Pneus>235/45R18
Dimensões>Comprimento 4.79M, entre-eixos 2.82M, altura 1.46M, largura 185M.
Peso>1410KG.
Porta -malas>473L.
Capacidade de combustivel>72L.

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