HONDA E TOYOTA:CIVIC E COROLLA DOIS SEDÃS MÉDIOS LIDERES DE VENDAS AQUI NO BRASIL.

Sedãs líderes de vendas no segmento ficarão mais atraentes.

Honda Civic

Quando o jovem japonês de então 41 anos, Toshiyuki Okumoto, responsável pelo desenho da nona geração do Honda Civic, revelou o conceito do sedã no Salão de Detroit (EUA) de 2011, ele disse à C/D que seu desafio com o carro havia sido “manter as linhas aceitas em todo o mundo”. O Civic é estratégico demais para que a Honda corresse riscos. Mas a missão de Okumoto e de sua equipe de 12 profissionais falhou. Apesar da carreira sem maiores percalços no Brasil, o sedã está em dificuldades nos EUA. Lá, o trabalho de Okumoto não foi bem aceito, algo que tende a se agravar bastante com a chegada da nova geração do Toyota Corolla, prevista para 2013.

Nuvens carregadas estavam a caminho da Honda. Uma reação era necessária –  rapidamente. A marca colocou seu time de designers na Califórnia para fazer hora extra. Numa agilidade incomum para os padrões japoneses, e apenas 18 meses depois da chegada da nona geração, o Civic exibiu sua nova face no Salão de Los Angeles (EUA), no fim de novembro último. As vendas começaram em seguida, sinal de que a movimentação é intensa nos corredores da fábrica nos EUA. E no Brasil!

Muda lá. Muda aqui.

Segundo algumas fontes, os fornecedores das peças do Civic vendido nos EUA são os mesmos do que é fabricado no Brasil. Isso torna qualquer mudança que ocorra no exterior quase obrigatória também no País. Questão de escala e de custos. “Quando o Civic muda nos EUA, ele muda logo em seguida no Brasil”, afirma um informante ligado à marca, que projeta: “O novo Civic deve ser lançado aqui no segundo semestre de 2013”, quando começa a ser produzido na fábrica de Sumaré (SP).

No final de novembro, a Honda fez sua costumeira assembleia com concessionários e fornecedores. Em pauta, o balanço de vendas de 2012 e o prognóstico sobre 2013. O novo Civic, é claro, foi comentado. As novas linhas do sedã agradaram os lojistas brasileiros, temerosos com o avanço de vendas do Chevrolet Cruze e do Hyundai Elantra, mas sobretudo com a chegada do novo Toyota Corolla. No encontro, a Honda confirmou que o Civic ganhará o novo motor 2.0 Flex e que sua versão cupê passará a ser importada da Europa em 2014, mesmo ano em que a divisão de luxo Acura abre sua loja no País.
Honda Civic

Podemos chama-lo de Mini-Accord.

Na primeira vez em que aceleramos a nona geração do Civic, concluímos que o carro havia perdido personalidade, especialmente no desenho da traseira, parecida com a do Mercedes-Benz Classe C e com a do Toyota Camry dos anos 1990. Foi ali, justamente, que boa parte das horas extras da turma da Califórnia foi gasta. Repare nas imagens e veja como a traseira ganhou lanternas que lembram bastante as do Accord, o que mostra não um esforço para torná-lo mais jovem, mas sim para deixá-lo mais refinado.
Honda CivicNos EUA, o Civic é carro de universitário ou de quem precisa de um meio de transporte barato, como os modelos 1.0 para nós. Essa tentativa de dar mais luxo ao sedã veio com a extensão da lanterna, já presente no Civic brasileiro, que tem perfil mais requintado desde o início de suas vendas no País. Só que a extensão é diferente: em vez de olhos de gato, na parte superior, ela invade a tampa do porta-malas na parte inferior, o que também deu às lanternas um desenho exclusivo. Sua base agora é reta, composta por lentes brancas e finas (como acontece em modelos atuais da Volkswagen, mas em comprimento maior), criando uma linha paralela com a da abertura da tampa do porta-malas. O vinco que corta toda a lateral também se prolonga de modo mais evidente pelas luzes traseiras.
Honda CivicNa dianteira, os faróis continuam iguais, mas a régua cromada na grade sumiu. Na verdade, ela desceu e teve as pontas dobradas, empurrando o para-choque dianteiro para baixo e formando uma tomada de ar maior e mais esportiva. O Accord,novamente, foi a fonte de inspiração. Sem a régua, o emblema da marca agora flutua bem no meio da grade dianteira. Outra faixa cromada vem pouco abaixo, unindo os faróis de neblina.
handle

Se as mudanças externas são intensas, as da cabine são mais modestas. O desenho do painel mudou pouco. As entradas de ar ganharam um novo formato e contorno cromado, o ar condicionado ganhou um novo controle e parte do plástico saiu de cena, substituído por couro. Talvez seja o suficiente para animar as vendas do veículo.
“Sabemos que a Toyota está programando um novo Corolla para o ano que vem. E, pelas informações que temos, ele será mais moderno. Mas temos certeza de que eles não esperavam uma reação nossa tão rápida”, diz uma fonte da Honda. Oficialmente, ninguém confirma, mas, em conversas reservadas, os executivos japoneses sabem que o Civic atual perdeu força de atração. “Voltaremos a ser o sonho de consumo da classe média”, projeta de forma otimista. O Civic é estratégico demais para que aHonda aceitasse correr riscos. De novo. 
Veja abaixo o Corolla.
Toyota Corolla

O projeto 140 A, da Toyota, continua caminhando bem. Com isso, a apresentação da décima primeira geração do Corolla, chamada de E160, deve acontecer, no exterior, no segundo semestre de 2013. Esqueça o Corolla Axio, mostrado em maio deste ano. Ele é a exceção à nova estratégia da marca, de tornar seu campeão de vendas um modelo com menos espaço para regionalização. Como a Ford fez com o Focus, por exemplo. Com mais informações sobre sua aparência final, refinamos a projeção que havíamos publicado e o sedã mostrou que terá vocação mais esportiva. Não à toa.

Quando assumiu o controle da empresa de sua família, Akio Toyoda lançou um slogan ousado: Fun to drive, again. Algo como “Divertido de dirigir, de novo”. É como ele quer que os Toyota sejam reconhecidos daqui em diante, além de serem confiáveis. Diante disso, o que eles precisam fazer primeiro é chamar a atenção pelo design. O do novo Corolla virá do Auris, recentemente apresentado no Salão de Paris (França). A frente será em cunha, bem agressiva, com um trapézio na parte inferior do para-choque para reforçar a maldade.

Toyota Corolla


Na traseira, já havíamos acertado em cheio. As lanternas têm formato de aspas, ou de vírgulas. De perfil, a nova geração do Corolla lembra bastante o atual, o que mostra o caráter da marca em não ousar demais. O desenho é evolutivo, apenas, nada revolucionário, mas será suficiente para que aToyota conquiste compradores mais jovens. Ou faça os atuais se sentirem mais novos.
Os motores continuarão a ser o 1.8 de 144 cv e o 2.0 de 153 cv, ambos flex. O câmbio automático deixa de ter quatro marchas e passa para seis. O manual manterá as atuais seis marchas, mas vai vender tão pouco quanto o atual e só estará disponível com o motor 1.8. 

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