E você sabia que o próprio pneu dá indícios de que está na hora de substituí-lo? Basta uma olhada no pneu para descobrir que há ressaltos de borracha que ficam nos sulcos e possuem 1,6 mm de profundidade. Quando eles chegam ao seu limite o pneu fica careca, indicando que é hora de ser trocado.
Quem opta por deixar o tempo passar e continua andando mesmo com os pneus carecas está se arriscando, uma vez que este estado prejudica a dirigibilidade, além de ser passível de autuação pelas autoridades de trânsito.
A recomendação universal é que os quatro pneus devem ser substituídos juntos. Se não for possível, um par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é o maior responsável pela estabilidade do carro.
É importante sempre seguir as especificações recomendadas pelo fabricante do veículo, que constam no manual do proprietário. Caso o pneu seja substituído por um de especificações diferentes, o desempenho do veículo e a segurança podem ser comprometidos.
+ É importante garantir que todos os pneus passem por todas as posições para evitar os desgastes irregulares.
+ Toda vez que for feito o rodízio, o veículo precisa passar por alinhamento, balanceamento e calibração dos pneus. A pressão ideal para a calibragem também está descrita no manual.
fonte: Alagoas Web
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