DICAS AUTOMOTIVAS: SAIBA O MOMENTO CERTO PARA TROCAR DE PNEUS DO SEU VEICULO.

Saiba como identificar a hora de trocar os pneus do seu veiculo. Com a manutenção correta, ajuda a prolongar a vida útil. 


A manutenção preventiva dos pneus é a garantia de que eles vão durar o tempo especificado pelo fabricante. Por isso é importante seguir as recomendações e calibrar semanalmente o quarteto, realizar o rodízio, balanceamento e alinhamento. Essas ações prolongam a vida útil dos pneus.

E você sabia que o próprio pneu dá indícios de que está na hora de substituí-lo? Basta uma olhada no pneu para descobrir que há ressaltos de borracha que ficam nos sulcos e possuem 1,6 mm de profundidade. Quando eles chegam ao seu limite o pneu fica careca, indicando que é hora de ser trocado.

Quem opta por deixar o tempo passar e continua andando mesmo com os pneus carecas está se arriscando, uma vez que este estado prejudica a dirigibilidade, além de ser passível de autuação pelas autoridades de trânsito.

A recomendação universal é que os quatro pneus devem ser substituídos juntos. Se não for possível, um par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é o maior responsável pela estabilidade do carro.

É importante sempre seguir as especificações recomendadas pelo fabricante do veículo, que constam no manual do proprietário. Caso o pneu seja substituído por um de especificações diferentes, o desempenho do veículo e a segurança podem ser comprometidos.

E para que você não seja surpreendido na oficina, aí vão algumas dicas.

+ É importante garantir que todos os pneus passem por todas as posições para evitar os desgastes irregulares.

+ É recomendado incluir o estepe nas trocas.

+ O tempo ideal entre uma troca e outra consta no manual de instruções do veículo. Dependendo do tipo de pneu que equipa o carro, os rodízios devem ser feitos a cada 5.000 km e 8.000 km.

+ Toda vez que for feito o rodízio, o veículo precisa passar por alinhamento, balanceamento e calibração dos pneus. A pressão ideal para a calibragem também está descrita no manual.

fonte: Alagoas Web

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem o Quanto Quiserem , Estou Disposto a Responder Todos os Seus Comentários.

Postagens populares