Teste do Jaguar XE R-Sport

Ele é lindo belo, vem bem equipado e divertido de dirigir, e chega para bater de frente com o trio alemão

      

  Até pouco tempo atrás era fácil bancar o entendido em vinhos. Bastava procurar um bom tinto francês no supermercado e pronto. No segmento dos sedãs premium, a história era parecida. Por décadas os modelos alemães foram - e continuam sendo - referência de luxo e status. De uns tempos para cá, porém, a fila andou. Assim como rótulos de outras nacionalidades ganharam lugar de destaque na prateleira das enotecas, a Alemanha deixou de ser unanimidade em sedã premium. O Jaguar XE que o diga.

  Não é a primeira vez que a marca inglesa peita Audi, BMW e Mercedes. De 2001 a 2009, a marca vendeu o X-Type, uma fracassada tentativa de ganhar mercado aproveitando plataforma (e outros componentes) do Ford Mondeo - um ultraje para uma marca acostumada à exclusividade. Mas a Jaguar aprendeu a lição. O XE inaugura uma plataforma que acaba de ser aproveitada no utilitário-esportivo F-Pace e também servirá ao novo XF. É um produto inédito em vários sentidos, inclusive pela construção refinada: cerca de 75% de sua arquitetura é de alumínio, algo novo na categoria.


  Assim como um admirador de vinhos cumpre um ritual antes da degustação, gastei alguns minutos admirando o XE antes de guiá-lo. E poderia ficar várias horas fazendo aquilo. Seus traços lembram o XF, inclusive com peças em comum (como as entradas de ar nos para-lamas), enquanto a silhueta remete ao F-Type. O interior lembra o de um BMW, com posição de dirigir baixa (e esportiva), acabamento primoroso e volante com ótima empunhadura. Mas o desenho da cabine não precisava ser tão sóbrio assim.

Jaguar para todos

  O XE estreia com a missão de fazer a Jaguar ser uma marca consumida em vez de apenas cobiçada. "Queremos derrubar a imagem de marca inacessível e mostrar que é possível, sim, ter um Jaguar", diz Vinicius Frata, gerente de produto da empresa. O sedã será vendido nas versões Pure, R-Sport e S, todas com tração traseira e câmbio de oito marchas. São dois motores: 2.0 turbo (240 cv) e 3.0 V6 (340 cv). 
  
  As opções 2.0 focam no conforto, com suspensão macia como no Classe C. Já na S V6 a história é diferente. Qualquer acelerada é seguida do ronco ardido típico do F-Type - nada mais lógico, já que ambos têm o mesmo motor. Para nosso teste, chamamos a versão 2.0, que foi de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos - os rivais variaram de 7,1 (320i) a 9,1 (C 180). Mas decepcionou no consumo: 9,8 e 12,8 km/l em ciclo urbano e rodoviário, contra 10,5 e 15,4 do BMW.

  Os ingleses preparam uma estratégia agressiva para conquistar novos clientes. A rede autorizada crescerá das atuais 32 revendas para 42 até o fim de 2016 e o XE terá custos de manutenção competitivos. Só os preços podem atrapalhar os planos: o Pure sai por R$ 169900, mais que C 180 (R$ 119900), A4 Attraction (R$ 138190) e 320i (R$ 141950), embora seja mais potente que versões mais caras de Audi e Mercedes. 
  
  Já a V6 custa R$ 299000, superando até o XF Sport Premium Tech (R$ 224400). Mesmo assim, a marca quer vender 600 carros nos próximos 12 meses, sendo de 70% a 80% da R-Sport e 5% da S. Fosse um bom vinho, eu diria que apesar de caro, o XE pertence a uma safra exclusiva, harmonizando perfeitamente com sofisticação e deixando um retrogosto de F-Type na boca. Nada mal.

fonte: Quatro rodas

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