Cuidado com o famoso ''Super Fluxo''


A PROMESSA DO SUPERFLUXO DE BAIXAR CONSUMO E MELHORAR POTÊNCIA FICOU NO AR


Superfluxo
testes feito pela Quatro Rodas descobriu que não passa de uma farsa.



 Há décadas as montadoras investem tempo e dinheiro numa tarefa cada vez mais espinhosa: desenvolver motores mais potentes e econômicos. A indústria de acessórios decidiu encarar o mesmo desafio e passou a criar produtos com o mesmo objetivo. É aí que entra o Superfluxo. Trata-se de um difusor de aço inox que promete, por 99 reais, melhorar o fluxo do ar no sistema de admissão do motor, com o objetivo de aumentar torque e potência, além de reduzir consumo e emissões. 


Seguindo as instruções da embalagem, o preparador de motores Ricardo Reis, da oficina T&C Motorsport, de São Bernardo do Campo (SP), instalou o produto num VW Gol 1.6 2010, que foi submetido a provas de consumo na pista em Limeira e a medições de torque e potência no dinamômetro da Dyno’s Race, também em São Bernardo do Campo. 


No teste de consumo, o Gol sem o Superfluxo atingiu 11,15 km/l no ciclo urbano e 16,32 km/l no rodoviário. Após a instalação, seguimos as recomendações do fábricante e rodamos alguns quilômetros para que a injeção reconhecesse uma eventual melhora no fluxo da admissão. Mas os resultados foram até ligeiramente piores: 11,04 km/l no urbano e 16,04 km/l no rodoviário. Na prática, um empate técnico. 


Voltamos a São Paulo com o Superfluxo instalado e aferimos torque e potência máximos: após cinco medições, o melhor resultado obtido foi 15,0 mkgf a 2800 rpm e 91,1 cv a 5200 rpm. Só restava agora retirar o Superfluxo e fazer a nova medição. Após a remoção do equipamento, o torque máximo saltou para 15,6 mkgf a 2600 rpm e a potência para 95,8 cv a 5400 rpm. Contatada para comentar o resultado, a fabricante Superfluxos disse que provavelmente o equipamento foi estrangulado de forma equivocada dentro da mangueira, gerando a restrição e apagando as vantagens do turbilhonamento do ar. 


Com a experiência de 20 anos com motores de alta performance, o preparador Ricardo Reis fez sua avaliação: "Os fabricantes gastam muito dinheiro no desenvolvimento de motores, de tal forma que acho muita pretensão prometer ganhos tão expressivos com um simples difusor de ar. Se fosse mesmo tão fácil, as montadoras passariam a oferecer um produto similar como equipamento de série".

Veja abaixo o teste feito com o famoso Super Fluxo


 Consumo 
Cidade*
Antes:
 11,15 
Depois: 11,04 

Estrada*
Antes:
 16,32 
Depois: 16,04 

Desempenho
Potência**
Antes:
 95,8 
Depois: 91,1 

Torque***
Antes:
 15,6 
Depois: 15,0 

* km/l; ** cv; ***mkgf

fonte:Quatro Rodas

1 comentários:

  1. tem que saber instalar o super-fluxo,se estrangular muito,o carro perde potencia.Foi o que aconteceu,com certeza com o preparador de motores,pois no meu carro deu otimos resultados,é so saber instalar com precisão.

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