NISSAN MARCH 1.6SV

O Nissan March ficou parecido com o Renault Clio


   


Depois que o AE andou no March 1.0S e no Versa SL, faltava ver que tal é o March de motor maior para fechar o círculo de avaliação desse pequeno japonês bem-recebido no mercado brasileiro assim que chegou em setembro do ano passado. Primeiro veio o 1,0 e dois meses depois, o 1,6.



A versão testada é a SV, intermediária da linha, antecedida da S e sucedida pela topo SR. Em relação a esta, só falta à SV o conjunto aerodinâmico (os tradicionais defletores de pára-choque dianteiro e traseiro, de teto traseiro e minissaias), ponteira de escapamento cromada, retrovisores personalizados da versão e rodas de alumínio em cor titanium, mais escuras que na cor natural do material. 


O 1.6SV custa R$ 37.390,00, R$ 2 mil menos do que a SR e R$ 2.100,00 mais que a básica 1.6S. Para a SV o único opcional é a pintura metálica, R$ 720,00, cnco cores disponíveis.


Tudo o que foi dito sobre o hatckback 1.0S e o sedã Versa SL está nos textos marcados com atalho. Mas há algumas diferenças, a principal delas o desempenho, combinação do peso de um e motor de outro. Os dados de fábrica mostram aceleração 0-100 km/h em 9,5 segundos com álcool e 9,9 segundos, com gasolina. Ou seja, decididamente esperto e, graças ao porte pequeno, apenas 3.780 mm de comprimento, ágil no trânsito. É leve, 964 kg.






A velocidade máxima é expressiva, 191 km/h com qualquer combustível. Aliás, a potência de 111 cv a 5.600 rpm e o torque de 15,1 m·kgf a 4.000 rpm são com álcool ou gasolina, é indiferente. São 8,68 kg/cv, relação peso-potência atraente.  Mas foi dirigindo-o que encontrei o inesperado: a 120 km/h (reais, pelo GPS) o motor está a 3.800~3.900 rpm. A 124 km/h, 4.000 rpm. Tal como no 1.0S!. 


Analisando relações de marcha e diferencial, é tudo igual ao Versa, que a essa velocidade está a 3.450 rpm, como, aliás, a maioria dos carros de motor 1,6-litro. A única diferença é a medida dos pneus, 185/65R15 no sedã e 175/60R15 no hatchback.


 Por si só o pneu de diâmetro 5% menor seria responsável por elevar o giro para 3.600 rpm, mas resta uma diferença inexplicável, a menos que o conta-giros estivesse marcando a mais, o que é pouco provável. A rotação elevada confere ao se notar o motor "ardendo", combinado com uma invasão de ruído bem grande, como observado no 1.0S.


 


De qualquer maneira, ambas as questões – giro muito alto em velocidade de autoestrada e pouco isolamento acústico – são simples de resolver pela Nissan, e esperamos que o faça, pois o carro tem qualidades. E se a fábrica for mexer no carro, por favor, espelho plano na esquerda, não: motorista não tem nada que afastar as costas do encosto para poder ver toda a retaguarda à esquerda. 


Aproveitar o ensejo e raspar, por favor, o patrulheiro aviso no da direita de que "os objetos estão mais perto do que parecem". Se quiserem adicionar repetidoras dos indicadores de direção nas laterais, a segurança do tráfego agradecerá. E uma faixa degradê no topo do pára-brisa vai bem no Brasil (e no México, onde o carro é fabricado, ensolarado como o Brasil).


Entre as qualidade, o motor Nissan com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando acionado por corrente e 16 válvulas e variador de fase na admissão que é dos mais suaves, mal se nota seu funcionamento quando em marcha-lenta e é bem liso em alta rotação. Tem grande elasticidade, é bem agradável. O câmbio tem engates leves e fáceis, mas a primeira marcha "canta" quase como se fosse um par de engrenagens de dentes retos (notado bastante no 1.0S e pouco no Versa). Não afeta durabilidade, mas desagrada; corrigir é fácil.


A agilidade no trânsito mencionada resulta também do incrível diâmetro mínimo de curva: apenas 9 metros. Como isso facilita vida do motorista na hora de manobrar para uma vaga num estacionamento de centro de compras, por exemplo! Outro grande auxílio é o da direção, elétrico, com uma regressividade de assistência perfeita. O volante de 370 mm de diâmetro e três raios é bom de pega, embora pudesse melhorar em estilo.


A suspensão, com subchassi na dianteira, concilia bem estabilidade e conforto de rodagem. O March é bom e previsível de curva e apresenta subesterço discreto, mínimo; o mesmo para a rolagem em curva.


O computador de bordo, embora difícil de operar por se precisar apertar um botão no quadro de instrumentos passando a mão por dentro do aro do volante, é outro auxílio precioso ao indicar quilometragem total, duas parciais, dois tempos de trecho, dois consumos no trecho, velocidades instantânea e média, e autonomia. Por falar em consumo, pelo computador é de 1 litro por 10,5 km em autoestrada e 1 L/9 km na cidade, com álcool. Pena mesmo é o tanque de apenas 41 litros, especialmente ao rodar com álcool.


Visão do interior do March sem as portas e sem a coluna central (já existiu carro assim, como o Fiat 1100 e o Simca 8, do final dos anos 1940), mostrando o espaço interno

FICHA TÉCNICA NISSAN MARCH 1.6SV

CARROCERIA
Arquitetura
Hatchback, 4 portas, 5 lugares
Coeficiente aerodinâmico (Cx)
0,33
Área frontal (estimada)
2.30 m²
MOTOR
Tipo
Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, duplo comando por corrente, 16 válvulas, variador de fase na admissão, flexível em combustível (gasolina e álcool)
Diâmetro e curso
78 x 83,6 mm
Cilindrada
1.598 cm³
Potência (ISO 1585)
111 cv a 5.600 rpm (gasolina ou álcool)
Torque (ISO 1585)
15,1 m·kgf a 4.000 rpm (gasolina ou álcool)
Taxa de Compressão
10,7:1
Sistema de injeção
Eletrônica multiponto seqüencial,acelerador eletrônico
TRANSMISSÃO
Tipo
Transeixo manual, 5 marchas, tração dianteira
Relações das marchas
1ª 3,721:1; 2ª 2,048:1; 3ª 1,393:1; 4ª 1,029:1; 5ª 0,821:1; ré 3,545:1
Relação do diferencial
4,067
SUSPENSÃO
Dianteira
Independente, tipo McPherson com subchassi, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira
Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo
Pinhão e cremalheira com assistência elétrica variável
Diâmetro mínimo de curva
9 m
FREIOS
Dianteiros
Disco ventilado (260 mm de diâmetro)
Traseiros
Tambor (203 mm de diâmetro)
RODAS/PNEUS
Rodas
Alumínio, 15 pol.
Pneus
175/60 R15H
DIMENSÕES
Comprimento
3.780 mm
Largura
1.665 mm
Altura
1.528 mm
Distância entre eixos
2.450 mm
Bitola dianteira/traseira
1.470 / 1.475 mm
CAPACIDADES/PESOS
Porta-malas
265 litros (VDA)
Tanque de combustível
41 litros
Tanque auxiliar de partida a frio
0,5 litro
Peso em ordem de marcha
964 kg
DESEMPENHO/CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
Velocidade máxima
191 km/h
Aceleração 0-100 km/h
9,9 s (gasolina)/9,5 s (álcool)
Consumo cidade (NBR 7024)
13,3 km/l (gasolina)/8,8 km/l (álcool)
Consumo estrada (NBR 7024)
18,8 km/l (gasolina)/13,3 km/l (álcool)
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Intervalo de revisão
10.000 km
Garantia
3 anos, sem limite de quilometragem


EQUIPAMENTOS DO NISSAN MARCH 1.6SV

CONFORTO E COMODIDADE
Abertura e fechamento das portas, abertura do porta-malas através de controle remoto
Acabamento dos bancos em tecido
Acelerador eletrônico
Acionamento do alarme através de controle remoto
Ar quente
Ar-condicionado
Banco do motorista com regulagem de altura
Computador de bordo
Console central com 3 porta-copos e porta-objetos
Conta-giros
Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
Direção com assistência elétrica variável
Mostrador digital de quilometragem total e parcial
Pára-sóis com espelho de cortesia
Porta-luvas com tampa
Porta-malas com iluminação
Portas dianteiras com porta-objetos e suporte para garrafa
Retrovisores externos de regulagem elétrica
Tampa de combustível com abertura interna
Tomada de 12 V integrada ao console central
Travas elétricas das portas e porta-malas
Vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico
Volante de três raios com regulagem de altura
APARÊNCIA
Grade frontal com acabamento cromado
Retrovisores externos na cor da carroceria
Retrovisores externos rebatíveis
Revestimento das portas dianteiras em tecido
Rodas de liga leve de 15” e pneus 175/60R15H
SEGURANÇA
Alarme de advertência sonoro para chave no contato e lanternas acesas
Alarme perimétrico
Alça de teto para o passageiro
Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura (2)
Apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura (2)
Bloqueio de ignição através de imobilizador do motor
Bolsas infláveis frontais para motorista e passageiro
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores
Cintos de segurança traseiros laterais de 3 pontos retráteis e central de 2 pontos
Limpador de pára-brisa com 9 velocidades (com controle intermitente ajustável)
Limpador traseiro com controle intermitente
Maçanetas internas de abertura das portas cromadas
Travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento
SISTEMA DE 'ÁUDIO
4 alto-falantes
Rádio CD Player com função MP3 e entrada auxiliar
CORES
Sólidas: branco Aspen, preto Premium
Metálicas (opcionais): prata Classic, cinza Magnetic, vermelho Fuji, laranja Califórnia, azul Egeu


Resolvidos todos os pequenos problemas – todos fáceis, repito – o March 1,6 será mais bem-vindo ainda e poderá conquistar uma legião de admiradores bem maior.


fonte: AUTO entusiastas





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