Depois que o AE andou no March 1.0S e no Versa SL, faltava ver que tal é o March de motor maior para fechar o círculo de avaliação desse pequeno japonês bem-recebido no mercado brasileiro assim que chegou em setembro do ano passado. Primeiro veio o 1,0 e dois meses depois, o 1,6.
A versão testada é a SV, intermediária da linha, antecedida da S e sucedida pela topo SR. Em relação a esta, só falta à SV o conjunto aerodinâmico (os tradicionais defletores de pára-choque dianteiro e traseiro, de teto traseiro e minissaias), ponteira de escapamento cromada, retrovisores personalizados da versão e rodas de alumínio em cor titanium, mais escuras que na cor natural do material.
O 1.6SV custa R$ 37.390,00, R$ 2 mil menos do que a SR e R$ 2.100,00 mais que a básica 1.6S. Para a SV o único opcional é a pintura metálica, R$ 720,00, cnco cores disponíveis.
Tudo o que foi dito sobre o hatckback 1.0S e o sedã Versa SL está nos textos marcados com atalho. Mas há algumas diferenças, a principal delas o desempenho, combinação do peso de um e motor de outro. Os dados de fábrica mostram aceleração 0-100 km/h em 9,5 segundos com álcool e 9,9 segundos, com gasolina. Ou seja, decididamente esperto e, graças ao porte pequeno, apenas 3.780 mm de comprimento, ágil no trânsito. É leve, 964 kg.
A velocidade máxima é expressiva, 191 km/h com qualquer combustível. Aliás, a potência de 111 cv a 5.600 rpm e o torque de 15,1 m·kgf a 4.000 rpm são com álcool ou gasolina, é indiferente. São 8,68 kg/cv, relação peso-potência atraente. Mas foi dirigindo-o que encontrei o inesperado: a 120 km/h (reais, pelo GPS) o motor está a 3.800~3.900 rpm. A 124 km/h, 4.000 rpm. Tal como no 1.0S!.
Analisando relações de marcha e diferencial, é tudo igual ao Versa, que a essa velocidade está a 3.450 rpm, como, aliás, a maioria dos carros de motor 1,6-litro. A única diferença é a medida dos pneus, 185/65R15 no sedã e 175/60R15 no hatchback.
Por si só o pneu de diâmetro 5% menor seria responsável por elevar o giro para 3.600 rpm, mas resta uma diferença inexplicável, a menos que o conta-giros estivesse marcando a mais, o que é pouco provável. A rotação elevada confere ao se notar o motor "ardendo", combinado com uma invasão de ruído bem grande, como observado no 1.0S.
De qualquer maneira, ambas as questões – giro muito alto em velocidade de autoestrada e pouco isolamento acústico – são simples de resolver pela Nissan, e esperamos que o faça, pois o carro tem qualidades. E se a fábrica for mexer no carro, por favor, espelho plano na esquerda, não: motorista não tem nada que afastar as costas do encosto para poder ver toda a retaguarda à esquerda.
Aproveitar o ensejo e raspar, por favor, o patrulheiro aviso no da direita de que "os objetos estão mais perto do que parecem". Se quiserem adicionar repetidoras dos indicadores de direção nas laterais, a segurança do tráfego agradecerá. E uma faixa degradê no topo do pára-brisa vai bem no Brasil (e no México, onde o carro é fabricado, ensolarado como o Brasil).
Entre as qualidade, o motor Nissan com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando acionado por corrente e 16 válvulas e variador de fase na admissão que é dos mais suaves, mal se nota seu funcionamento quando em marcha-lenta e é bem liso em alta rotação. Tem grande elasticidade, é bem agradável. O câmbio tem engates leves e fáceis, mas a primeira marcha "canta" quase como se fosse um par de engrenagens de dentes retos (notado bastante no 1.0S e pouco no Versa). Não afeta durabilidade, mas desagrada; corrigir é fácil.
A agilidade no trânsito mencionada resulta também do incrível diâmetro mínimo de curva: apenas 9 metros. Como isso facilita vida do motorista na hora de manobrar para uma vaga num estacionamento de centro de compras, por exemplo! Outro grande auxílio é o da direção, elétrico, com uma regressividade de assistência perfeita. O volante de 370 mm de diâmetro e três raios é bom de pega, embora pudesse melhorar em estilo.
A suspensão, com subchassi na dianteira, concilia bem estabilidade e conforto de rodagem. O March é bom e previsível de curva e apresenta subesterço discreto, mínimo; o mesmo para a rolagem em curva.
O computador de bordo, embora difícil de operar por se precisar apertar um botão no quadro de instrumentos passando a mão por dentro do aro do volante, é outro auxílio precioso ao indicar quilometragem total, duas parciais, dois tempos de trecho, dois consumos no trecho, velocidades instantânea e média, e autonomia. Por falar em consumo, pelo computador é de 1 litro por 10,5 km em autoestrada e 1 L/9 km na cidade, com álcool. Pena mesmo é o tanque de apenas 41 litros, especialmente ao rodar com álcool.
Visão do interior do March sem as portas e sem a coluna central (já existiu carro assim, como o Fiat 1100 e o Simca 8, do final dos anos 1940), mostrando o espaço interno |
FICHA TÉCNICA NISSAN MARCH 1.6SV
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CARROCERIA
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Arquitetura
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Hatchback, 4 portas, 5 lugares
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Coeficiente aerodinâmico (Cx)
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0,33
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Área frontal (estimada)
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2.30 m²
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MOTOR
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Tipo
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Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, duplo comando por corrente, 16 válvulas, variador de fase na admissão, flexível em combustível (gasolina e álcool)
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Diâmetro e curso
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78 x 83,6 mm
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Cilindrada
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1.598 cm³
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Potência (ISO 1585)
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111 cv a 5.600 rpm (gasolina ou álcool)
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Torque (ISO 1585)
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15,1 m·kgf a 4.000 rpm (gasolina ou álcool)
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Taxa de Compressão
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10,7:1
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Sistema de injeção
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Eletrônica multiponto seqüencial,acelerador eletrônico
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TRANSMISSÃO
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Tipo
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Transeixo manual, 5 marchas, tração dianteira
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Relações das marchas
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1ª 3,721:1; 2ª 2,048:1; 3ª 1,393:1; 4ª 1,029:1; 5ª 0,821:1; ré 3,545:1
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Relação do diferencial
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4,067
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SUSPENSÃO
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Dianteira
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Independente, tipo McPherson com subchassi, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
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Traseira
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Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
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DIREÇÃO
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Tipo
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Pinhão e cremalheira com assistência elétrica variável
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Diâmetro mínimo de curva
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9 m
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FREIOS
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Dianteiros
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Disco ventilado (260 mm de diâmetro)
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Traseiros
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Tambor (203 mm de diâmetro)
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RODAS/PNEUS
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Rodas
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Alumínio, 15 pol.
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Pneus
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175/60 R15H
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DIMENSÕES
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Comprimento
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3.780 mm
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Largura
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1.665 mm
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Altura
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1.528 mm
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Distância entre eixos
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2.450 mm
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Bitola dianteira/traseira
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1.470 / 1.475 mm
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CAPACIDADES/PESOS
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Porta-malas
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265 litros (VDA)
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Tanque de combustível
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41 litros
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Tanque auxiliar de partida a frio
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0,5 litro
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Peso em ordem de marcha
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964 kg
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DESEMPENHO/CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
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Velocidade máxima
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191 km/h
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Aceleração 0-100 km/h
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9,9 s (gasolina)/9,5 s (álcool)
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Consumo cidade (NBR 7024)
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13,3 km/l (gasolina)/8,8 km/l (álcool)
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Consumo estrada (NBR 7024)
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18,8 km/l (gasolina)/13,3 km/l (álcool)
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INFORMAÇÕES ADICIONAIS
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Intervalo de revisão
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10.000 km
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Garantia
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3 anos, sem limite de quilometragem
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EQUIPAMENTOS DO NISSAN MARCH 1.6SV
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CONFORTO E COMODIDADE
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Abertura e fechamento das portas, abertura do porta-malas através de controle remoto
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Acabamento dos bancos em tecido
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Acelerador eletrônico
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Acionamento do alarme através de controle remoto
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Ar quente
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Ar-condicionado
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Banco do motorista com regulagem de altura
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Computador de bordo
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Console central com 3 porta-copos e porta-objetos
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Conta-giros
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Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
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Direção com assistência elétrica variável
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Mostrador digital de quilometragem total e parcial
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Pára-sóis com espelho de cortesia
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Porta-luvas com tampa
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Porta-malas com iluminação
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Portas dianteiras com porta-objetos e suporte para garrafa
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Retrovisores externos de regulagem elétrica
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Tampa de combustível com abertura interna
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Tomada de 12 V integrada ao console central
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Travas elétricas das portas e porta-malas
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Vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico
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Volante de três raios com regulagem de altura
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APARÊNCIA
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Grade frontal com acabamento cromado
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Retrovisores externos na cor da carroceria
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Retrovisores externos rebatíveis
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Revestimento das portas dianteiras em tecido
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Rodas de liga leve de 15” e pneus 175/60R15H
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SEGURANÇA
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Alarme de advertência sonoro para chave no contato e lanternas acesas
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Alarme perimétrico
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Alça de teto para o passageiro
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Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura (2)
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Apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura (2)
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Bloqueio de ignição através de imobilizador do motor
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Bolsas infláveis frontais para motorista e passageiro
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Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores
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Cintos de segurança traseiros laterais de 3 pontos retráteis e central de 2 pontos
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Limpador de pára-brisa com 9 velocidades (com controle intermitente ajustável)
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Limpador traseiro com controle intermitente
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Maçanetas internas de abertura das portas cromadas
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Travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento
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SISTEMA DE 'ÁUDIO
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4 alto-falantes
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Rádio CD Player com função MP3 e entrada auxiliar
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CORES
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Sólidas: branco Aspen, preto Premium
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Metálicas (opcionais): prata Classic, cinza Magnetic, vermelho Fuji, laranja Califórnia, azul Egeu
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Resolvidos todos os pequenos problemas – todos fáceis, repito – o March 1,6 será mais bem-vindo ainda e poderá conquistar uma legião de admiradores bem maior.
fonte: AUTO entusiastas
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