Toyota ignora iene valorizado e aposta em produção no Japão

Marca também crê em crescimento da Lexus


  


Diante da necessidade cada vez mais evidente de contenção de custos, a Toyota anunciou que pretende continuar fabricando carros nos Estados Unidos e China sem deixar de importar veículos do Japão.
Durante o lançamento do novo Lexus ES, a Toyota afirmou que espera limitar a produção de veículos no 


Japão em três milhões de unidades por ano – o que corresponde a 40% do total de automóveis e utilitários produzidos pela empresa em todo o mundo. Até a marca Lexus está comprometida com a meta, inclusive porque, atualmente, a divisão de luxo da Toyota produz apenas o utilitário esportivo RX fora do Japão.


Todas as montadoras japonesas estão sofrendo com a valorização do iene, causando instabilidade e queda nos lucros das exportações. A atual estratégia adotada para a Lexus sujeita os resultados da marca às variações cambiais, mas os executivos da Toyota garantem que a decisão de vender veículos feitos no Japão é acertada.


“Nossos carros possuem custos de produção que nos permitirão continuar produzindo veículos no Japão mesmo se o iene chegar a uma eventual proporção de 80 ienes para 1 dólar. Nossa política é proteger a produção de carros no Japão até o limite”, declarou o vice-presidente executivo da Lexus International, Kazuo Ohara.


A Toyota aposta que a nova linha ES, composta inclusive por um modelo híbrido, conseguirá elevar as vendas globais da empresa em mais de 60%. O otimismo é tamanho que a empresa espera ver a Lexus de volta à liderança das marcas premium nos Estados Unidos, posto este perdido em 2011, quando os desastres naturais ocorridos no Japão prejudicaram o desempenho do conglomerado.


fonte: Quatro Rodas

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